Seguidores

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

O MITO DA CAVERNA de Platão

Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um muro alto. Entre o muro e o chão da caverna há uma fresta por onde passa um fino feixe de luz exterior, deixando a caverna na obscuridade quase completa. Desde o nascimento, geração após geração, seres humanos encontram-se ali, de costas para a entrada, acorrentados sem poder mover a cabeça nem se locomover, forçados a olhar apenas a parede do fundo, vivendo sem nunca ter visto o mundo exterior nem a luz do sol, sem jamais ter efetivamente visto uns aos outros nem a si mesmos, mas apenas as sombras dos outros e de si mesmos por que estão no escuro e imobilizados. Abaixo do muro, do lado de dentro da caverna, há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio e faz com que as coisas que se passam do lado de fora sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Do lado de fora, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras ou imagens de homens, mulheres e animais cujas sombras também são projetadas na parede da caverna, como num teatro de fantoches. Os prisioneiros julgam que as sombras de coisas e pessoas, os sons de suas falas e as imagens que transportam nos ombros são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são seres vivos que se movem e falam.
Um dos prisioneiros, inconformado com a condição em que se encontra, decide abandoná-la. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. De inicio, move a cabeça, depois o corpo todo; a seguir, avança na direção do muro e o escala. Enfrentando os obstáculos de um caminho íngreme e difícil, sai da caverna. No primeiro instante, fica totalmente cego pela luminosidade do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados. Enche-se de dor por causa dos movimentos que seu corpo realiza pela primeira vez e pelo ofuscamento de seus olhos sob a luz externa, muito mais forte do que o fraco brilho do fogo que havia no interior da caverna. Sente-se dividido entre a incredulidade e o deslumbramento.
Ao permanecer no exterior o prisioneiro, aos poucos se habitua a luz e começa a ver o mundo. Encanta-se, tem a felicidade de ver as próprias coisas, descobrindo que estivera prisioneiro a vida toda e que em sua prisão vira apenas sombras. Doravante, desejará ficar longe da caverna para sempre e lutará com todas as forças para jamais regressar a ela. No entanto não pode deixar de lastimar a sorte dos outros prisioneiros e, por fim, toma a difícil decisão de regressar ao subterrâneo sombrio para contar aos demais o que viu e convencê-los a se libertarem também.
Só que os demais prisioneiros zombam dele, não acreditando em suas palavras e, se não conseguem silenciá-lo com suas caçoadas, tentam fazê-lo espancando-o. Se mesmo assim ele teima em afirmar o que viu e os convida a sair da caverna, certamente acabam por matá-lo. Mas quem sabe alguns podem ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidir sair da caverna rumo a realidade?

92 comentários:

Giuliano Cézar disse...

O que é a caverna? O mundo de aparências em que vivemos. Que são as sombras projetadas no fundo? As coisas que percebemos. Que são os grilhões e as correntes? Nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. Quem é o prisioneiro que sai da caverna? O filosofo. O que é a luz do sol? A luz da verdade. O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A realidade. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A filosofia.

an'arka disse...

Imaginem agora humanos que passaram anos e anos a viver vidas banais e esforçadas e que a dada altura são internados em cavernas completamente cheias de outros que como eles chegaram aos dias do fim das suas forças. Fragilizados, velhos e abandonados é-lhes dada todos os dias daí em diante a vida que os gestores das cavernas quizerem. Por razões que apenas os gestores conhecem. Em pouco tempo, certamente, os humanos internados nas cavernas, regridem até à impotência total, ao total abandono, ao desespero, e, certamente, tenderão a acreditar que aquela existência é que é a vida.

Anônimo disse...

Não entendi.
.....RONALDO!

Anônimo disse...

anônimo vc precisa ter uma filosofia para viver

Anônimo disse...

tambem nao entendi ;
...chinelo!!!

raquel disse...

puts! se eu estivesse lido esse comentário, antes de fazer a prova de filosofia, me daria muto bem.........caiu o seguinte,na dissertativa .comente sobre o mito da caverna e cite exemplos.nossa deu branco e uma nota 06........

Anônimo disse...

adoro o Mito Da Caverna, acho que se encaixa perfeitamente na atual sociedade existente, com a ignorancia da maioria da sociedade, e a midia que na maioria das vezes nos tornam cada vez mais ignorante!

Alexandre disse...

Isso é para c pensar q poderia existir um mundo superior ond as emoções são verdadeiras e mais nobres e c isso é verdad seria como o céu dos cristões e os profétas viéram nos mostrar sombras do q é o mundo real e Jesus tbm ja morreu pra nos mostrar isso!!!

Beatriz disse...

Segundo Arthur Shopenhauer, (filósofo alemão), disse um dia que a verdade atravessa três fases:
"Na primeira ela é ridicularizada; Na segunda contrariada; Na terceira, é aceita como o própria prova".
Os ignorantes tomados pela a realidade das sombras o ridicularizaram para que acreditasse em tal crença e tradições de seus comtemporâneos,sem a capacidade de aceitar novos termos sobre a realidade fora da caverna.

Anônimo disse...

O mito da caverna é como se fosse nosso dia-a-dia."Você faz as suas escolhas,e suas escolhas fazem você".

Anônimo disse...

Não entendi porra nenhuma

Anônimo disse...

Olá, estou postando o Mito da Caverna em meu blog e seu direcionamento para reflexão.
Obrigada
Deise

venha conhecer meu(s) blog(s)

http://lindaslendas.blogspot.com

Anônimo disse...

muito legal vc colocar esse mito de forma mais clara e simplificada... se tornou muito mais interessante do que ele já é. obrigada voce acabou me ajudando muito.

Anônimo disse...

agsASHIUsA, POUCOS entendem :x'

Anônimo disse...

eu estudei sobre omito da caverna escola achei interessante por isso entrei no site para saber mais mais sobre o assunto gosto de filosofia...
adriana

Anônimo disse...

ah vai se fude, vai joga play 2 _)_

Giuliano Cézar disse...

è anonimo, uma pena você não perceber que o play 2 são as imagens no fundo da caverna, que a gente pensa ser o mundo real... pelo seu comentário podemos ve que Platão acertou quando disse que aquele que voltar para dizer que a verdade não está nas sombras da caverna será espancado,torturado e até assassinado!
Filosofia é assim, mesmo quando você não entende, mostra que ela está certa... por que ela trabalha com universais!

Anônimo disse...

Eliane Disse..
Sou estudante de filosofia da Faculdade Católica Raínha do Sertão- Quixadá-Ce.

O Mito da Caverna é um diálogo escrito a mais de 2.500 anos a trás mais muito recente na sociedade moderna. Onde vivemos um mundo de eterna aparência,ou seja, mostrar para os outros o que não somos.

Preferimos nos enganar até que aceitar a realidade. Muiitas vezes a realidade dita por outros nos fere e contiuamos a querer ficar cegos.

Anônimo disse...

O MITO DA CAVERNA SE TRATA DE PLATÃO OU SÓCRATES ?

Anônimo disse...

o mito da caverna faz parte da filosofia platônica, e platão teve grande influência de sócrates.

Anônimo disse...

Valeu! Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre o Mito da Caverna e esse blog foi bastante esclarecedor.
Não tive Filosofia na escola, o que é uma pena.. Só agora fazendo licenciatura, na disciplina Filosofia da Educação, estou aprendendo e curtindo bastante filosofia.

Jhenifer

Anônimo disse...

Não entendi!

Anônimo disse...

Faço faculdade de Pedagogia e tenho que fazer um trabalho sobre O Mito da Caverna. Acho um espetaculo esse texto, pq mostra como muitos ignorantes ainda existem no mundo, pessoas que se trancam para o mundo, são iguais essas que estão na caverna. Temos que parar de aceitar tudo como se fossemos obrigados!

Anônimo disse...

vai caga po
adriano

rcardo r o disse...

ocultar é a parti das elites.

ricardo r o disse...

toda verdade não do publico!

ricardo r o disse...

a filo no pasado éra dos nobres!

Unknown disse...

eu quero que fale comigo!

Unknown disse...

é!

Yuki Moreira disse...

Eu tenho uma pergunata:

Por que nascemos acorrentados segundo o mito da caverna?????

Anônimo disse...

Haaaa da um peidimmmm!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O adriano ta mi ouviunuuuuuuu!!!


Uooooooowwwwwwwwwwwwwwww!

Helena disse...

Obrigado por postar! Foi bem esclarecedor para mim ^^
Pena que nem sempre, as pessoas ligam para a filosofia e ficam presas ao mundo da caverna...

Helena disse...

Obrigado por postar! Foi bem esclarecedor para mim ^^
Pena que nem sempre, as pessoas ligam para a filosofia e ficam presas ao mundo da caverna...

Anônimo disse...

foi muito esclarecedor para mim ^^
Pena que nem sempre, as pessoas ligam para a filosofia e ficam presas ao mundo da caverna...

Haaaaaaaa da um peidim!

Tammy disse...

Eu aprendo com Platão que vivemos acorrentados e com os olhos vendados pela sociedade. Vemos, ouvimos e acreditamos naquilo que nos é imposto.
A televisão, o marketing, as propagandas nos alienam de forma que venhamos a ver somente aquilo que os são interesante. Somos totalmente alienados por uma sociedade hipôcrita que vão de contra ao que pregão.
Portanto, nós somos os prisioniros, a sociedade são as pessoas que nos fazem acreditar que sombras são tudo que existe e a fogueira é o esclarecimento que devemos buscar para que assim deixemos de ser aprisionados e passemos a ter nossas próprias opiniões, para que desta forma passemos a tomar nossas próprias decisões e assim enteder que há muito mais que apenas sobras na parede, que há muito mais coisas do que nos é apresentado, as até do que possamos imaginar.
Deus abençoe e fiquem na paz.

Rodrigo disse...

O mito da caverna mostra como as pessoas viviam antes dos filósofos, viviam na mentira , aprisionados por lendas e mitos.

Anônimo disse...

Eu aprendo com Platão que vivemos acorrentados e com os olhos vendados pela sociedade. Vemos, ouvimos e acreditamos naquilo que nos é imposto.
A televisão, o marketing, as propagandas nos alienam de forma que venhamos a ver somente aquilo que os são interesante. Somos totalmente alienados por uma sociedade hipôcrita que vão de contra ao que pregão.
Portanto, nós somos os prisioniros, a sociedade são as pessoas que nos fazem acreditar que sombras são tudo que existe e a fogueira é o esclarecimento que devemos buscar para que assim deixemos de ser aprisionados e passemos a ter nossas próprias opiniões, para que desta forma passemos a tomar nossas próprias decisões e assim enteder que há muito mais que apenas sobras na parede, que há muito mais coisas do que nos é apresentado, as até do que possamos imaginar.
Deus abençoe e fiquem na paz.

Anônimo disse...

eu não tendi o que eli falo.. ahahaha

Anna Bolena disse...

o melhor de ver num blog filosofico são os comentários. tem muita jovem pensando... e isso é muito bom ! parabéns pelo bog Giuliano

Unknown disse...

Gostei muito desses blog, por ver muitas pessoas pensando sobre nossa socidade. Acessei esta pagina poque tenho que fazer um trabalho pra faculdade analisando e interpretando o mito das cavernas segundo os modelos existente de educação e comunudade educacional. Se alguem tiver alguma opiniao sobre isso ficaria feliz em vê-la postada aqui. Abraços

Anônimo disse...

Esse texto foi bem claro...me ajudou bastante no trabalho da escola!
Valeu!Parabéns pelo bog!

Anônimo disse...

Não intendi nadnha de nada..

RONALDOoOo..

Anônimo disse...

adorei esse texo,muito bem explicado.otimo tbm para refletir....

Anônimo disse...

Vamos 'atualizar' a caverna?
A parede na qual as sombras estão projetadas são a tela de seu computador!!!!! Vivemos já tão virtualmente que não conseguimos lidar com os acontecimentos presenciais. Agora, se o que chamamos de mundo físico é mera distorção do mundo das idéias, meu amigo, estamos lidando com a cópia pirata de um filme de segunda......
Precisamos quebrar os grilhões da falsa formação para conquistarmos o direito à verdade!!! Precisamos de pensamento crítico!!!!

ALINE disse...

EU ACHEI SUPER INTERESSANTE O SEU BLOG É PRAZEROSO SABER QUE EXISTE GENTE COMO VC ESSE TEXTO FOI SUPER UTIL PRA MI PARABENS. TE CONVIDO A LER OS MEUS POEMAS.

Anônimo disse...

Eu não entendi nada ,hoho , A LOKA haha :P

Públio de Almeida Cedro disse...

"É que, sendo inferior, endureceu-se nas dores e misérias, sem
ter entrevisto as claridades celestiais. Não pode, assim, falar do que
desconhece. À medida, contudo, que se elevar moralmente e que se
depurar, o seu horizonte alcançará claridades . Compreenderá, então,
o bem que está diante de si, como compreendeu o mal que terá
deixado em seu passado."

Anônimo disse...

muito bom,essa história explica direitinho o verdadeiro mito, é muito melhor do que as história que o google escreve.parabéns, consegui fazer o meu trabalho.

Anônimo disse...

Fiz meu trabalho todim so ctrl-C , ctrl-V . Tudo certim so vou complementar agora VLW

Anônimo disse...

- Nossa mto bomm
esse bloog me ajudou bastantee.Mtos flaam:é tão difiçiil entendeer esse dialogoo, mas, quando voc buscaa informações em sites, perguntam pra pessoas, voc começa a entendeer e compreende a importância q akilo teeim.
O Mitoo da Caverna uma lição de Vida!!
Parabéin'S ao DONO do BLOG!

Um beijoo!:D

Unknown disse...

A verdade esta lá fora, todas as belezas de um mundo lindo e perfeito!Então saia das sombras e venha em busca da felicidade.

Unknown disse...

O TEXTO MITO DA CAVERNA É UM FRAGMENTO DE UM LIVRO ANOS ANTES DE CRISTO,QUE JÁ RELATAVA UMA SOCIEDADE BASEADA E CONSTRUÍDA EM MENTIRAS, MEIAS VERDADES E OMISSÕES. SÓ PODEMOS ENXERGAR A VERDADE QUANDO DEIXAMOS O SENSO COMUM FORA DE NOSSAS VIDAS, ADIQUIRINDO CONHECIMENTOS E SENSO CRÍTICO A PARTIR DE LITERATURAS COMO AS FILOSÓFICAS. NOS FAZ PENSAR,TER DOR DE IDÉIA,PERGUNTAR,CRÍTICAR, FUNDAMENTAR NOSSOS PENSAMENTOS E ENFRENTAR A REALIDADE,A VERDADE QUE NOS MOSTRA A LUZ, A SABEDORIA ESTRUTURANDO NOSSA ALMA E ENSINANDO UM RUMO PARA NOSSAS VIDAS, APONTANDO QUE CAMINHO ESCOLHER E TRILHAR
CONSCIENTE DOS NOSSOS ATO.
GISELI TATIELI aluna do 1ºperiodo de pedagogia da FALUB-CARPINA-PE e esse TEXTO foi explanado, analisado E refletido por nossa turma. Para mim É extremamente gratificante observar que muitas pessoas querem trilhar o caminho da REFLEXÃO.

Anônimo disse...

O mito da caverna serve p/ nós refletirmos,se o que vemos é a realidade ou só uma sonbra na perede sera que não estamos acorrentados pelas nóssas burrices, preconcito, o que dissemos ser sérto ou errado moral ou imoral bonito feio legal chato ilegal legalr

Mileide disse...

Gostei muito, foi exatamente o q meu frofessor de filosofia descreveu. Muito legal.
Parabéns!

Leyla disse...

foi muito esclarecedor pra mim esse blog.Confesso q entrei com a ideia de copiar para meu trabalho,mas o mito da caverna me fez refletir sobre minhas opinioes e minhas verdades,aí fiz meu trabalho usando minhas próprias opiniões!!!!!! valeu mesmo

Anônimo disse...

foi muito importante pra mim poder ver essa pagina porque estou fazendo um trabalho e vc me esclareceu muitas coisas adorei o mito da caverna super simples e falando o essencial.

Anônimo disse...

Muitas vezes as pessoas sao orgulhosas demais para aceitarem a verdadeira realidade, se acomodam ao "seu mundo" e nao percebem que estao perdendo tempo, SE matando aos poucos. Quando finalmente abrem os olhos (se um dia conseguem) percebem que é tarde demais!
Obs.: Gosto muito de filosofia, pois nos faz enchergar a realidade de uma maneira mais ampla, nos faz refletir mais,... Assim nao dependemos de respostas prontas, agimos de maneira mais sabia,...

Anônimo disse...

o que vem a ser o mito da caverna de plantão?

Anônimo disse...

É muito interessante vermos pessoas discutindo um assunto tão evidente no cotidiano, tanto que gera discussão e, portanto, aprendizado. Essa é evidentemente a razão da verdade dita pela necessidade de se conhecer o que realmente deve ser visto. A maior preocupação nestes termos é entender a realidade, da justificativa em prol dos acontecimentos. A verdade dói e muitas tristezas são consoladas a partir da ideia de que não seria melhor o não "saber". Saber que um dia teremos de prestar contas com quem nos criou é uma das verdades que dói para os que nada fazem em prol do bem comum, de si mesmo, e ao próximo e necessitado. O egoísmo presente na angustia da competitividade do capitalismo evoca a premissa de que não devemos nos importar com aqueles que precisam de nós. Jesus o maior símbolo do bem sofreu por não entenderem o que e de quem Ele falara. A ambição dos homens, aqueles que deviam segui-lo foram os que o condenaram por isso temos esperança de sermos salvos mediante seu sacrifício. Abramos os olhos para vermos quão grande sacrifício foi feito por nós. Não apaguemos a verdadeira luz que nos traz da condenação do inferno. Porque a Bíblia nos revela, Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" e ainda nos adverte dizendo Jo 8.32: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." A lição de acordo com o que nos diz Platão a esse respeito, embora a própria filosofia condenasse a visão religiosa da época, acredito assim, o filósofo, Platão, na verdade estava apontando para uma verdade absoluta evidente aos que podiam sair da escuridão e serem de certa forma a luz, direcionando para onde se devia seguir. Mas, que como outros, ele também, sofreu as consequências de ter ciência sobre algo. Portanto, como consolo, não façamos como os que se encontram na caverna matando as palavras do livro da vida. Cientes de que a Bíblia Sagrada é o instrumento que nos dá o alicerce para entrarmos nas mansões celestiais vendo a verdadeira luz. A evidencia é que todos nós morremos um dia, e algumas pessoas até relatam experiências, no entanto, a experiência é pessoal e são poucos os que acreditam, mas não custa nada sentir-se bem em fazer o bem, lembrando que alguém morreu pra ti fazer sorrir, te fazer acima de tudo feliz, alguém capaz de te dar outro pensamento, fortalecendo-te para enfrentar as dificuldades, e acima de tudo, ter a certeza de que não estará desamparado, diante de um amor incondicional. Nascendo dentro desta filosofia a fé. Enxergando a verdadeira luz que é Jesus.

XAYANINE disse...

XAYINE

TO AFIM DE CONHECER SOCRARES RSRSRSSRSR GOSXTOSAO

Unknown disse...

MORAL DO MITO DA CAVERNA: Determinismo "a sociedade corrompe o homem" de tal forma que ele é feito de marionete por ela, mas por meio da razão o homem pode sair do senso comum e buscar uma visão bem mais ampla da sua realidade.

Gabriela (= disse...

ADOREI a explicação! E alguns dos comentários me ajudaram a refletir e enxergar que somente vivemos sempre alienados a opiniões feitas, e que nunca pensamos em seguir a nossa propria opinião! Ou seja, quando saímos da caverna nos deparamos diante com novas opinioes que simplismente seguimos sem nos questionarmos o porque!

Anônimo disse...

Nossa muito legal mesmo , vou fazer uma prova , e o professor já até deu a dica , que irá cair sobre esse mito ! em todos os sites que eu olhei , nenhum deixou mais claro que esse ! Obrigado .

Anônimo disse...

Meu nome é Celso, meu professor de filosofia não me ensinou nada sobre, passou quilos de textos(já não gosto de ler o que não me interessa, mais a filosofia), li esse texto um monte de vezes, e ele apenas queria a resposta final, como a alegoria da caverna se encaixa em sua vida? Eu respondi que não se encaixa, ele ficou aborrecido, falou que minha resposta está errada, mas eu acrescentei, é a minha resposta! Se encaixa ou não! Ele disse que sou um ignorante, que não entende a subjetividade. Sou objetivo e gosto de coisas diretas, ele disse que não sirvo para ser professor (Educação Física, não sou um desses prof "rola-bola", não gosto de aulas limitadas) E bem como confronto ele provavelmente serei reprovado ou coisa do tipo...

Marcos Esteves disse...

Muito Interessante seu blog. Gostei muito. Principalmente os comentarios postados.

www.corujasofia.blogspot.com

Edimar disse...

O mito da caverna faz a gente repensar mais na sociedade, conhecer melhor nosso ambiente em que vivemos; é muito interessante esta filosofia de vida

Anônimo disse...

Meu nome é Daniele e faço o curso Técnico em Canto Lírico no conservatório de Varginha. Estudei o Mito da Caverna na faculdade de Letras e agora o revejo, nas aulas de Prática de Ensino Musical.
Gostei muito do blog, muito bem diagramado e democrático. As frases associadas e, principalmente, a música do Raul Seixa me auxiliaram bastante a montar a aula que terei de dar para a minha turma (apresentação de trabalho).
O bom é ver que, mesmo nos comentários, o mito se exemplifica. Há a pessoa chamada Leyla que se inspirou no mito e buscou respostas nas opiniões e ideias dela mesma, enquanto outros somente atestaram sua ignorância fazendo brincadeiras e utilizando-se de jargões da televisão, que são usados por programas como o Pânico na TV, que, em minha opinião, não acrescentam em nada o meu conhecimento e filosofia de vida.
É bom ver pessoas se utilizando da mesma mídia para quebrarem os grilhões da ignorância em blogs e sites tão bons quanto este.
Filosofia e pensamento crítico: eis vossa salvação!

Anônimo disse...

estou na 7º série e o prof passou esse trabalho sobre o Mito da Caverna achei bem interessante . Nos outros sites nao consegui entender muito mas aqui consegui entender um pouco mais !

Anônimo disse...

Imaginem o mito sem o noiado, imaginem o blog sem anônimo "acorrentado"( ou será q foi de propósito!?)e ele tá um passo a nossa frente!!! o crak seria o mito da consequência, finalmente cada um na sua nóia, respeitando a nóia dos outros.

Anônimo disse...

Giuliano...Gostaria de te pedir o seu e-mail, para poder tiras algumas duvidas com voce e tambem para te pedir uma ajudinha quanto ao '' Mito da Caverna''.

Anônimo disse...

Chegamos ao ponto que não nos reconhecemos mais, o estresse do dia a dia vem confirmar o que muitos especialistas defendem, não queremos reconhecer, mas o advento e inevitável assim não se assustem quando alguém disser que todo mundo tem sua nóia , seu quadrado, seu mito da caverna, uns mais acorrentados, outros menos, mais todos com sua nóia com seu mundo, e, quando você achar que esta certo, volta andar em circulo. Temos que desenvolver nosso lado espiritual, mas sem andar em circulo. Devemos lembrar que somos o único planeta, dentre trilhões e trilhões de estrelas, que existe vida inteligente (a ciência não consegue provar) então somos um grãozinho de areia azul de um imenso deserto branco e dentro desse grãozinho de areia Seres Humanos, auto destrutivo, um igualzinho ao outro, apenas Seres Humanos...

jane disse...

Excelente. Consegui ajudar meu filho em um trabalho da escola. Pena que tem uns cabeças vazias que fazem comentários sem noção. Janina

Higor A. disse...

Vai cair este assunto na minha prova de filosofia! Dez na certa!

Anônimo disse...

Nosso Professor comentou sobre o mito da caverna ontem, eu e minhas amigas achamos muito interessante e decidimos se aprofundar mas sobre o assunto pois a filosofia é essencial para a vida dos jovens e entre outros.
(Joice,Alice e Layla)

Anônimo disse...

oque a ignorancia pode causar na vida das pessoas?

Anônimo disse...

Olá gostei muito da sua explicação. Alem disso gostaria de lhe agradecer por vc ter respondido toda a minha atividade da escola da materia de filosofia.
BJOS!

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Gostaria de saber qual a relacao do mito da caverna com a filosofia da educacao. agradeco se puderem me ajudar.

Anônimo disse...

Gostei, me ajudou muito em um trabalho para a faculdade. Faço Enfermagem e o professor pediu uma resenha crítica. Serviu muito.
Obrigada!!!

suzane disse...

Um do exemplos que formam proporcionados anteriormente, sobre o mundo virtual, q seria as sombras, acho verídico, as pessoas n se acordam para a realidade só veem o q os outros postam, não tens criatividade, pensamentos critico, sitando um dos excepcionais da alegoria da caverna, q são relacionados no q estamos vivendo em atualidade,a mídia influencia, comanda nossos pensamentos tornando- nos pessoas alienadas sem
pensamentos.
Na realidade, eles tem, se pararmos para pensar, o mundo inteiro esta interligado, a esses meios de comunicação, q conseguem tapar os olhos dos cidadães para a realidade, e muito mais. um dos mais beneficiados são os q estão atras eles sabem de tudo, mais escondem, só colocam expostos os assuntos q não prejudique ambos.

alessandra nunes disse...

sou estudante do meu 1° ano do 2° grau.após muitos anos sendo obrigada a paralisar meus estudos para me dedicar aos meus filhos,retornei aos estudos com 38 anos de idade.um amigo meu da escola pediu que eu fizesse um trabalho para ele sobre o mito da caverna já que ele não poderia fazer por motivo de não ter como pesquisar,atravez desta pesquisa que realizei para ele no intuito de ajuda-lo acabei encontrando o seu comentário sobre o tema a caverna me fez com que desperta-se em mim um amor pela filosofia.

Anônimo disse...

oi me chamo thynna e esse texto me ajudou muito com o teste da facudade tirei um 10 e estou muito felis.....um beijimmmmmmmmmmmmmm.

Lucas M. disse...

O mito da caverna representa uma realidade inerente a raça humana, pois há aqui, algumas leis naturais que imperam nas relações humanas , a sabedoria e a ignorância, e o choque entre elas podem levar a fatalidades, o caminho para a percepção por vez é árduo.

Lucas M. disse...

O mito da caverna representa uma realidade humana , onde reside um árduo caminho na busca do conhecimento e também da incompreensão de muitos, acerca da possibilidade de uma revolução humana.

manuel morais disse...

O MITO DA CAVERNA,se aplica hoje inclusive nas religiões em geral,pois elas não te convidam a pensar,raciocinar,contestar pelo contrario eles pensam por voce,que se sujeita ao jugo ao acomodamento,fazem com que voce aceite como verdade aquilo que eles acreditam,por isso está na hora do ser humano (brasileiro)acordar para a sua realidade,que ponha em pratica a liberdade de escolhas,sem interferencia porque senão vai continuar a ficar acorrentado observando as sombras na parede.

Anônimo disse...

O meu professor me mandou fazer um relatorio sobre mim, se eu estou na caverna ou estou fora (+ o - isso)
Alguem pode me ajudar postando um relatorio pra mim ter uma ideia?

Anônimo disse...

O MITO DA CAVERNA
por favor me ajudem a compreender um pouco mais sobre ele, preciso para um trabalho daqui a 2 dias preciso entregar e compreendo só um pouco!!
espero que me ajudem
bjossssssss

Anônimo disse...

gostei muito do blog, me ajudou muito, como ajudou outros também. :)

Mariana disse...

interessante

Em um diário rosa disse...

Eu ameeei cada um desses comentários , e principalmente o Mito de caverna , com certeza me ajudaram e muito ! Pois estava fazendo um trabalho em que consegui entender bastante somente ao ler tudo isso ! Me sinto muito orgulhosa ao saber que existem muitas pessoas cultas nassa mundo , mas por outro lado vejo outras várias pessoas quase se jogando fora por banalidades . Obrigada à todos ! AMEEEEI DE VERDADE . *-*

Anônimo disse...

Como se aplica hoje a alegoria da caverna de Platão?

Ajude-me, please.

Anônimo disse...

gente vou fazer uma prova hoje e o professor já deu uma ideia do que vai cair...já li e reli o texto mas não consigo encontrar as 5 disciplinas que são usadas como fonte de interpretação da alegoria alguém sabe? quais são?