Seguidores

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

QUANDO EU ERA MENINO...




Quando eu era menino,
Um deus freqüente me salvava
Da grita e do látego dos homens,
Em segurança eu brincava
Com as flores do bosque;


As brisas do céu
Vinham brincar comigo.
E assim como alegras
O coração das plantas,
Quando estendem os braços
Meigos para ti,
Meu coração alegraste


Também, Pai Hélio! e como Endimião
Eu era o favorito
Teu, sagrada Lua!
Oh vós todos, fiéis
Deuses amistosos,
Se soubésseis o quanto
Minha alma vos amou!

Não vos chamava eu então
Pelo nome, nem vós a mim
Pelo meu, como os homens
Quando se conhecem.

Mas eu vos conhecia
Como jamais aos homens conheci.
Eu compreendia o silêncio do Éter;
As palavras dos homens, não.

Educou-me a harmonia
Do bosque murmurante
E aprendi a amar
Debaixo das flores.

Foi nos braços dos deuses que eu cresci

(Hölderlin)

Nenhum comentário: