Seguidores

domingo, 14 de junho de 2009

Heráclito X Parmênides


Do ponto de vista de Heráclito, que pensa os opostos como complementares e vê no conflito e no movimento os princípios básicos do real, a concepção de Parmênides é insustentável, já para o monismo dos eleatas, a posição dos mobilistas é absurda.
Trata-se praticamente do primeiro grande conflito de paradigmas na tradição filosófica, o que dá origem a duas correntes, que, de uma forma ou de outra, sempre encontraremos no desenvolvimento dessa tradição.
A primeira valoriza a pluralidade do real, a contribuição de nossa experiência concreta para o conhecimento dessa realidade, e a oposição e o conflito entre os elementos dessa realidade que constatamos a partir dessa experiência, os quais, longe de ser algo problemático, caracterizam a própria natureza dessa realidade.
A segunda busca aquilo que é único, permanente, estável, eterno, perfeito; o que não se dá de imediato a nossos sentidos, só se revelando a nosso pensamento após uma longa experiência de reflexão.
Trata-se no entanto de um conflito insolúvel, pois não temos um critério externo às teorias, independente delas, que nos permita dizer quem tem razão. De certa forma isso se tornará um traço característico da filosofia: tudo pode ser posto em questão; a discussão filosófica está permanentemente em aberto.



---------------------------------------------------------------------------------

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia.

4 comentários:

Danu Figueira disse...

oie, passei pra dar-te um bj enorme... saudades

Cícero Carlos disse...

Opa, fala aí, meu bom Giuliano Cézar. Tbm sou licenciado em filosofia. Acabei de receber um convite para ministrar lógica nas aulas de filosofia de uma escola particular aqui no DF. Seria possível você me passar superficiamente (ou não, lembrando Caetano Veloso) como você trabalha lógica no Ensimo Médio (1o., 2o. e 3o. ano)?

Grande abraço.

judite disse...

oi,boa noite! se possivel me ajude ...
O q é juizo sintetico pariori?
Qual foi o conflito entre a filosofia de heraclito e de parmedines?

Em um diário rosa disse...

Costumo adorar muito todos os seus Posts , mas esse ficou meio sem explicação ! Mas .. Mesmo assim me ajudou bastante !