Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Francis Bacon (1561-1626)


Considerado juntamente com Descartes, um dos iniciadores do pensamento moderno teve uma grande influência defendendo uma concepção de método científico que valoriza a experiência e a experimentação. A preocupação fundamental de Bacon é com a formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto.
Suas grandes contribuições à filosofia foram, sua concepção de pensamento crítico, transformando a tarefa da filosofia em libertar o homem dos preconceitos, ilusões e superstições que bloqueiam a mente humana e impedem o verdadeiro conhecimento; e a defesa de um método indutivo no conhecimento científico e de um modelo de ciência antiespeculativo e integrado com a técnica. Este novo método, baseado nas observações, permite o conhecimento do funcionamento da natureza e, observando a regularidade entre os fenômenos e estabelecendo relações entre eles, permite formular leis científicas que são generalizações indutivas. Desse modo a ciência pode progredir, e o conhecimento crescer de forma controlada e segura.
“Saber é Poder”, diz Bacon, ao conhecer as leis que explicam o funcionamento da natureza, podemos fazer previsões e tentar controlá-los de modo que nos seja proveitoso. Os instrumentos técnicos, por sua vez, são extensões de nossos membros e faculdades que permitem o desenvolvimento da ciência aplicada e nos ajudam a superar nossas limitações.

11 comentários:

Isabela disse...

MUITO BOM! simples e direto, excelente!

Raíssa disse...

Muito Obrigada! Me ajudou, no meu trabalho.

Anônimo disse...

essa deveria ser a linguagem ultilizada nos sites, uma linguagem culta, porém simples que permite o entendimento do texto a todos que o acessam parabéns e muito obrigado!

Unknown disse...

mt bom!uma linguagem fácil e completa,que nos ajuda mt no nosso dia a dia.muito obrigado!!!!

rafaela disse...

simplesmente amei!
ajuda muito os estudantes
parabens=)
rafa

fhudrys disse...

Muito simples e direto. Ótimo!

fhudrys disse...

Muito bom. Direto ao ponto!

Anônimo disse...

muito bom consegui fazer o meu trabalho.

Anônimo disse...

muito bom consegui fazer o meu trabalho.

BRUNA BRANDÃO disse...

Muito Bom conteúdo bem resumido.. ajudou no meu trabalho..!!

BRUNA BRANDÃO disse...

Muito bom bem direto e resumido ajudou no meu trabalho..